Mapa de localização da Pousada

SANTA MARIA MADALENA é um dos maiores e mais antigos municípios do Estado do Rio de Janeiro. As primeiras notícias que se tem desta região remontam a 1835, mas sua emancipação e elevação a município veio em 08 de Junho de 1862. Sua história seguiu o Ciclo do Café, sendo um dos maioresprodutores do país até o início do século passado. Hoje sua economia esta pautada na agropecuária, mas o turismo vem se mostrando como atividade de maior potencial para o desenvolvimento econômico e social do município.
Vista Panorâmica da cidade.Vista Panorâmica da cidade

Berço de ilustres personalidades e de um povo acolhedor, Madalena é conhecida nacionalmente como ” terra de Dercy Gonçalves “.Na praça Coronel Bráz encontram-se em exposição os bustos da atriz Dercy Gonçalves e do honorável médico madalenense Dr. Manoel Verbicário. Nela, ainda poderá andar pela Calçada da Fama e ver a estátua em homenagem à atriz, que é considerada um mito imortal das artes cênicas em todo o Brasil. Nela também está localizado o prédio da Secretaria de Turismo do município.

Outro atrativo do município é o Mausoléu de Dercy Gonçalves que ela própria mandou construir, no ano de 1991, quando contava 84 anos de idade. Em forma de pirâmide, pela sua excentricidade, é sem dúvida alguma, o ponto de maior visitação dos turistas que chegam à cidade.

Além do museu, do mausoléo e do portal da fama, o visitante ao passar pela rua Gwyer de Azevedo, no centro da cidade, poderá observar ainda bem conservada, a bonita casa, de nº. 07, em estilo colonial, onde em 23 de junho de 1907, nasceu a menina Dolores Gonçalves Costa

O Museu Dercy Gonçalves é a exteriorização do orgulho e da admiração que a cidade de Santa Maria Madalena tem pela sua mais ilustre cidadã.

Inaugurado no dia 07 de setembro de 1996, abriga hoje o acervo da atriz, incluindo trajes de cena e noite, chapéus, bolsas, perucas, sapatilhas, sombrinhas, bijuterias, troféus e placas, quadros, diplomas e certificados, cartazes, programas, entrevistas, fitas de vídeo, textos, jornais, revistas e fotos, correspondências pessoais etc.

O Museu resgata ainda a irreverente história de Dercy Gonçalves que fugiu da cidade numa locomotiva rumo à metrópole e em busca do sucesso. Dercy fugiu de Santa Maria Madalena no ano de 1924, aos 17 anos de idade, e foi atrás da Companhia de Maria Castro, que havia feito temporada na cidade de Madalena.

Foto...

Dercy era filha do alfaiate Manoel Costa e da lavadeira Margarida. Antes de ir embora, Dercy cantava no Coral da Igreja de Santa Maria Madalena e era a bilheteira do único cinema da cidade, o Ideal.

No museu, você vai conferir histórias pra lá de boas dessa irreverente dama da cena cultural brasileira.

A história do Município guarda um acervo cultural dos mais ricos do Estado do Rio de Janeiro, cuja preciosidade tem considerável parte em permanente exposição na Casa da Cultura Professor Francisco Portugal Neves. Objetos de arte dos períodos da escravatura e do domínio católico/cristão, jornais centenários, maquinário da imprensa do início do século passado, entre outras curiosidades, fazem parte do valioso acervo da Casa de Cultura.

Sediada numa região naturalmente exuberante, com afloramentos rochosos esculturais em abundância, Santa Maria Madalena foi eleita como Cidade da Geologia do Estado do Rio de Janeiro, pois apresenta todos os requisitos para ser o pólo da discussão geológica fluminense. Junta-se a isto o Parque Estadual do Desengano com um dos

mais importantes remanescentes de mata atlântica do país, com grande endemismo de fauna e flora, de onde nascem muitos rios de águas cristalinas que formam os mais belos poços e cachoeiras da região. Compondo este ambiente temos o 3° melhor clima do Brasil com temperaturas que variam entre 06° e

35° C, favorecendo o turismo e a qualidade de vida durante o ano inteiro.